A Intel acaba de anunciar que está desenvolvendo novos chips NAND 3D, tecnologia que promete aumentar o armazenamento dos drives SDDs (disco rígido semelhante ao HD, mas sem discos magnéticos) para 10TB ou mais.
De acordo com a fabricante, os discos rígidos podem chegar ao mercado dentro de dois anos, no entanto, espera-se que o preço não seja barato, principalmente aqui no Brasil. Para efeito de comparação, um SSD de 1TB custa, atualmente, de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil no país.
Mas afinal, como é possível aumentar o espaço? Isso pode acontecer porque diferente dos chips do tipo NAND que possuem estrutura horizontal, o NAND 3D deve ser contruído em camadas sobrepostas, o que evita aumentar o tamanho físico do chip e consequentemente, do SSD. Além disso, o novo modelo deve reduzir custos de produção e ter mais eficiência energética em relação á geração anterior.
Segundo ainda a Intel, a técnica permitirá que um chip de 256 gigabits tenha até 32 camadas (isto é, 32GB) e ainda será possível construir um modelo de 384 gigabits com 48GB. Enquanto isso, o melhor da modelo da Samsung está nos 86GB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário